sábado, 26 de junho de 2010

PROJETO "VIVENDO VALORES"



"O aprendizado de valores: base para a formação do cidadão."
“A finalidade da educação não é promover a obtenção de notas e diplomas, a conquista de ótimos empregos e o ganho de dinheiro, e sim formar pessoas de caráter, éticas e felizes”.
O artigo 27, inciso I da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)
referencia a educação baseada em valores ao determinar que os conteúdos curriculares da
educação básica devam observar as seguintes diretrizes: “A difusão de valores fundamentais
ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e a ordem democrática”. O papel da escola, portanto, vai além de disseminar conhecimento científico e tecnológico, mas abrange a formação humana, valorizando posturas que contribuam de fato com a transformação do nosso planeta num território humano, preocupado com a felicidade de todos os seus habitantes. Ninguém ignora que o conhecimento técnico precisa ser transmitido e a escola precisa formar médicos, engenheiros, advogados, administradores, mas, esses profissionais devem estar preocupados em salvar vidas, construir prédios seguros que propiciem conforto e qualidade de vida e esforçar-se para que a justiça seja possível a todos mesmo quando a retribuição financeira não for a mais adequada. Isso significa que aliado aos cálculos, às formulas, às listas devem estar à ética, a não-violência, o respeito, a co- responsabilidade, a cooperação.






Referência: MESQUITA, Maria Fernanda Nogueira. Valores Humanos na Educação: uma nova prática em sala de aula. São Paulo: Gente, 2003.

Objetivos: que a escola possa resgatar na criança certos valores como:
COLABORAÇÃO – "QUER UMA MÃOZINHA"?
CONVIVÊNCIA _ “COM LICENÇA?"
ATENÇÃO _ “FALOU COMIGO?"
HONESTIDADE _ "NÃO FUI EU."
RESPEITO _ "E EU COM ISSO?"
NUTRIÇÃO _ "VERDURA? NÃO!"
RESPONSABILIDADE _ “DEIXA QUE EU FAÇO!"
GENEROSIDADE _ “É MEU, NÃO EMPRESTO!"




CONTEUDOS CONCEITUAIS
Pensar sobre o que significa colaborar com as pessoas.
Perceber hábitos importantes da vida cotidiana, que vão ajudá-lo a ser uma pessoa agradável com os outros.
Convidar a criança a pensar sobre a importância de estar sempre atento.
Fazer com que a criança assuma responsabilidades, sem ter medo, fazendo-a pensar sobre o que significa ser honesto.
Fazer com que a criança preste atenção nas regras de convivência, fazendo-a pensar sobre o respeito que você tem pelos outros e por si mesmo.
Mostrar à criança a importância de se ter bons hábitos alimentares, convidando-a pensar sobre o que significa alimentar-se bem.
que a criança perceba que em uma série de situações da vida real, é importante se tornar uma pessoa responsável, para que as pessoas possam ter confiança nela.
que a criança aprenda o que significa compartilhar as coisas, de forma prazerosa, e saiba sinceramente o que significa ser generoso.


CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:
Durante a leitura do livro com as crianças, fazer pausas para comentar e discutir os tópicos levantados no texto.
Questionar, perguntar como se sentem, provocar a empatia.
Dramatizar situações com a criança, pedir que as crianças contem experiências que já tiveram com o tema escolhido.
Pesquisar com pais, amigos, o que sentiram em certas situações.
Pedir que as crianças representassem sentimentos e situações através de textos, e desenhos.
Levar a criança a refletir, ajudando-a a pensar.
Proporcionar jogos, colocando em prática situações propícias à reflexões.



CONTEÚDOS ATITUDINAIS
Que a criança colabore em casa ou na escola, por si mesmas, adquirindo responsabilidade.
Que a criança se sinta incentivada a aceitar o desafio de ampliar cada vez mais sua capacidade de ser responsável, fazendo mais e melhor aquilo a que se dedica, assumindo seus papéis de filhos, estudantes colegas, amigos, vizinho.
Que a criança saiba valorizar a alimentação percebendo a importância de uma alimentação balanceada para uma vida saudável.
Que a criança comece a perceber que as normas devem ser respeitadas por causa de sua finalidade, isto é, por aquilo que as motiva
Que a criança perceba a importância do auto-respeito e a necessidade da exigência de respeito para consigo mesmo.
Que a criança perceba que mentir pode ter importância maior ou menor, dependendo da situação, do motivo, da conseqüência.
Que as crianças percebam que as boas-maneiras são muito importantes para garantir um convívio agradável e respeitoso para todos.
Que a criança trabalhe e brinque junto com os colegas, percebendo que a colaboração beneficia a todos que convivem num mesmo ambiente.
Que a criança possa perceber que prestando atenção no que os adultos dizem, elas aprendem regras básicas, e também atitudes necessárias para garantir sua própria segurança.
Que possa ser um agente transmissor e multiplicador de valores, tanto com a família. Quanto com os amigos.

ÁREA DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO.
Correspondência
Seqüência de figuras
Idéia de quantidade
Classificação
Dominó ( fotocopiar as figuras dos livros)
Bingo de palavras ou figuras.
Estatísticas ( resultados da pesquisa)



ÁREA DO CONHECIMENTO LÍNGUA PORTUGUESA:
ORAL:
Utilização adequada da linguagem oral.
Recontar estórias.
Relatar experiências vividas.
Crachá.
Explicação dos temas, questionamentos.
Conversas.
Criação de estórias.
Dramatizações.
Pesquisas.
ESCRITA:
Elaboração de textos espontâneos.
Aproximação da escrita.
Crachás.
Atividades no caderno: ditados, caça – palavras, diagramas, ligar palavras, desenhos.



ÁREA DAS ARTES VISUAIS
Trabalhar as regras na prática em atividades sociais como :
Modelagem.
Recorte e colagem.
Jogos.
Brincadeiras.
Rotina diária.
Cartazes.


ÁREA DO MOVIMENTO
Jogos.
Danças.
Brincadeiras
Tudo que se possam aplicar as regras observadas, proporcionando colocar em prática os temas do projeto.


ÁREA MUSICAL.
Músicas que possam se adequar aos temas.


ÁREA DE NATUREZA
Mudança de hábitos.
Vídeos instrutivos.
Pesquisas. Desenhos ou resultados da própria pesquisa

ÁREA DE SOCIEDADE
Construção de regras.
Fatos do dia-a-dia ( jornais, rádio, tv,.)


ÁREA DE IDENTIDADE E AUTONOMIA
Expressar desejos, desagrados, necessidades, preferências, vontades,,,
Respeito e valorização de seu grupo de amigos, família e de outros grupos.
Valorização do diálogo como forma de lidar com os conflitos.
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