sábado, 26 de junho de 2010

Fases do desenvolvimento do corpo

Autor e Co-autor(ES)
Autor :Giusany Pereira Pinto Pacheco
NAVIRAI - MS EE EURICO GASPAR DUTRA
Co-autor(es)
Thais Gava e Silvana Guizolfi
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Orientação Sexual Corpo: matriz da sexualidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Identificar as fases do crescimento do ser humano;
• Relatar as diferenças entre sexo masculino e feminino e suas diferenças;
• Reconhecer os papéis sociais do homem e da mulher, respeitando as diferenças.
Duração das atividades
50 minutos cada aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Comentário sobre as fases da vida em que eles irão passar, da importância que cada fase tem para nós seres humanos.
Estratégias e recursos da aula
1º momento: Levar os alunos na sala de tecnologia e passar para eles os filmes:
YouTube-Embriologia (Uma História de Amor):
http://www.youtube.com/watch?v=J5-wQNXo_hM
onde iremos conscientizá-los de que eles são uma obra prima.
YouTube - gestação mês a mês
http://www.youtube.com/watch?v=kytQLcVZDZQ
Neste outro filme conta passo a passo a formação deles dentro do útero da mãe.

Música
Aos Olhos do Pai iAos Olhos Do Pai- Ana Paula Valadão vídeo
Crianças Diante do Trono
Aos olhos do Pai
você é uma obra prima que Ele planejou
Com suas próprias mãos pintou.
A cor de sua pele, os seus cabelos desenhou
Cada detalhe num toque de amor.
Você é linda demais, perfeita aos olhos do Pai
Alguém igual a você não vi jamais.
Princesa Linda demais, perfeita aos olhos do Pai
Alguem igual a você não vi jamais.
Aos olhos do Pai
você é uma obra prima que Ele planejou
Com suas próprias mãos pintou.
A cor de sua pele, os seus cabelos desenhou
Cada detalhe num toque de amor.
Nunca deixe alguem dizer, que não é querida
Antes de você nascer, Deus sonhou com você. (2x)(você é linda)

Após o vídeo o(a) professor(a) faz um comentário com os alunos sobre o vídeo e questiona: O que eles sentiram ao assistirem o vídeo? Tiveram medo? Acharam bonito o nascimento? Quanto a música, que eles sentiram em relação a música que diz que eles são uma obra prima feita por Deus? Em seguida, relembra o assunto já discutido em sala de aula sobre a gestação e o nascimento do bebê humano. Apontando que uma das diferenças entre meninas e meninos quando crescem é que o corpo da mulher está preparado para carregar o bebê até o nascimento. As crianças devem registrar o que aprenderam sobre as Fases do Crescimento destacando sexo masculino e feminino. Relacionado a família:Irmão e irmã, primo e prima, papai e mamãe, vovô e vovó através de desenho dentro de cada fase com registro no caderno. O professor pode montar um slaide contando as fases de sua vida e incentivar os alunos fazerem o mesmo com fotos da família no powerpoint e apresentar para a sala. Com ajuda do professor da sala de tecnologia.
2º momento: Assim alunos irão ver um slide feito pelo professor e os dos outros alunos, com As Fases da Vida. Onde mostra as mudanças que ocorrem com o passar dos anos em nossas vidas. E comentar com eles as responsabilidades, deveres e direitos que cada Fases tem. E conscientiza-los que , se obedecermos cada uma delas a vida se torna mais tranquila. Concientizando os alunos de que o uso da droga e do fumo podem encurtar essas fases. E eles nem passarem por elas.
3º momento: Os alunos do 3º e 2º ano do Ensino Fundamental irão confeccionar um livro sobre as fases da vida. Pode ser através de gravuras, desenhos ou fotos deles. Fazer a linha do tempo com os alunos do nascimento até a o ano em que eles estão.


4º momento: Sugerimos como fechamento do estudo que o professor(a) organize uma apresentação dos trabalhos produzidos pelos alunos durante o estudo sobre As Fases do Crescimento. Pode-se convidar as demais salas de aula para ver os trabalhos realizados.Os filmes, o slides, os livros feito pelos alunos, os desenhos da linha do tempo. Onde eles se organizariam em grupos para explicar ao público visitantes.
Avaliação

Avaliar a capacidade do aluno em organizar e expressar os conhecimentos construídos, adquiridos durante o processo de estudo sua participação e criatividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário