sexta-feira, 25 de junho de 2010

Ativ-1_2projeto­s_Célia

ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO

1. Identificação

Nome do cursista

Célia Batista Trento

Nome da Escola: E.M Profª. Elzinha Lizardo Nunes Local : Alto Taquari/MT

Série: Ensino Fundamental Número de alunos: 500

Professores envolvidos: Shirley, Rosangela, Sebastiana, Carla, Solange, Célia, Silvia, Márcia, Valter, Sandra, Sileuza ,Débora Solange, Célia Batista, Maria Joseane, Joyner , Maria Conceição e Luceneida

2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema

Projeto Copa do Mundo

O que instiga / mobiliza a fazer o estudo?

3. Justificativa

O futebol é uma das práticas culturais (esportivas) mais difundidas em âmbito nacional que necessita ser alvo de estudos científicos, na medida em que revela uma rede intrincada de significações. O futebol quando competitivo (profissional) visa à extração de um campeão e, conseqüentemente, rotula vencedores e perdedores. Quando inserido no contexto escolar, possuem características específicas, sendo também permeado por tensões, competições, exclusões, inclusões, etc.

O futebol é uma das maiores paixões do povo brasileiro. Neste período de copa do mundo devemos aproveitar esse acontecimento, para enriquecer e dar mais sentido às aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre a África do Sul trabalhando também os temas transversais: Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo.

Por que?

4. Objetivo (s)

- Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas.

- Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país.

- Conhecer a história das copas.

- Identificar cada país e os dias que jogam.

- Respeitar e compreender o trabalho coletivo

O que vamos fazer?

5. Conteúdos

· Construção de gráficos para avaliar a evolução dos times

- Historia da copa do mundo – Iniciando com o time preferido de cada aluno – jogadores que conhecem? Qual time que torce?

· Identificação de formas geométricas no campo.

-Criar problemas.

· Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Penta (bem como tetra, tri, bicampeão)

-Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semi final e final.

-Quantidade de jogadores num jogo de futebol.

-Os reservas da seleção (função)

- Pesquisa sobre o processo que transformou esse esporte em "paixão nacional"

-Identificação das características tipicamente brasileiras que estão sintetizadas no comportamento dos jogadores da nossa seleção

Curiosidades sobre a vida das pessoas do país onde ocorre a Copa. (usos e costumes)

· Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários

· Retrospectiva das Copas.

Curiosidades sobre a vida das pessoas do país onde ocorre a Copa. (usos e costumes)

· Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários

· Mãos de obra temporária que surge em razão da copa

· Retrospectiva das Copas.

Pesquisa sobre os efeitos do doping e comparação com aditivos e suprimentos alimentares usados em academias.

· Estudo do funcionamento do corpo dos atletas durante as partidas. O que é adrenalina? Quando ela é liberada?

A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso.

· O fumo e o álcool: são incompatíveis com a prática de esportes; ··.

Quais Conceitos? (por ex: Língua portuguesa: diferentes tipo de gêneros textuais)

6. Disciplinas envolvidas

Português, Matemática, História e Geografia, Ciências e Educação Física.

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma

  • Leitura de textos informativos;
  • Confecção de bandeiras
  • Poema – trava língua
  • Músicas – Pra frente Brasil
  • Coreografia- dança da copa
  • Calculo de fuso horário
  • Construção de gráficos e tabelas de desempenho do Brasil
  • Painel informativo dos jogos do Brasil: dia hora e adversários.
  • Confecção de cartazes com frases de incentivo para o Brasil na copa.

Sensibilização: Mostrar fatos aos alunos, ler textos ou exibir vídeos sobre as Copas.

Temas Transversais

Informações gerais sobre a Copa do Mundo de 2010

Projeto e previsto para ser trabalhado durante dois meses.

Como o projeto será desenvolvido? (Descrição de como será desenvolvido)

8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)

-CDs/ som

- Dvd

- Vídeo

- Internet

-Papéis diversos

- Cartolinas/letreiro / Pinceis

-Cola- Tesouras – réguas- mapas

9. Registro do processo

Estamos no mês de junho, iniciamos os trabalhos com o Projeto COPA DO MUNDO .

Este projeto visa um trabalho interdisciplinar, eventos desse tipo são excelentes temas motivadores para desenvolver os conhecimentos e as competências curriculares, o futebol assumiu um enorme espaço na nossa cultura. Conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las. Repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, idade, religião, classe social, nacionalidade e sexo

10. Avaliação e Resultados esperados

Será avaliada no decorrer do projeto a participação, a colaboração e a organização e envolvimentos dos alunos durante todas as atividades propotas.

Observar e acompanhar os alunos se, durante o desenvolvimento da estratégia de ensino, conseguiram identificar o que sabem sobre a Copa do Mundo e, num primeiro momento, ampliar o conhecimento sobre o tema de forma reflexiva e crítica.

11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado

Através de Painel (Exposição dos trabalhos dos alunos) e no blog das professoras participantes do projeto.

Poster, Painel, Blog, Evento.....

12. Referências Bibliográficas

www.youtube.com

Google

www.portaldoprofessor.com.br

Sites, vídeos, livros...filmes

Ativ-1_2projeto­s_Célia

ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO

1. Identificação

Nome do cursista

Célia Batista Trento

Nome da Escola: E.M Profª. Elzinha Lizardo Nunes Local : Alto Taquari/MT

Série: Ensino Fundamental Número de alunos: 500

Professores envolvidos: Shirley, Rosangela, Sebastiana, Carla, Solange, Célia, Silvia, Márcia, Valter, Sandra, Sileuza ,Débora Solange, Célia Batista, Maria Joseane, Joyner , Maria Conceição e Luceneida

2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema

Projeto Copa do Mundo

O que instiga / mobiliza a fazer o estudo?

3. Justificativa

O futebol é uma das práticas culturais (esportivas) mais difundidas em âmbito nacional que necessita ser alvo de estudos científicos, na medida em que revela uma rede intrincada de significações. O futebol quando competitivo (profissional) visa à extração de um campeão e, conseqüentemente, rotula vencedores e perdedores. Quando inserido no contexto escolar, possuem características específicas, sendo também permeado por tensões, competições, exclusões, inclusões, etc.

O futebol é uma das maiores paixões do povo brasileiro. Neste período de copa do mundo devemos aproveitar esse acontecimento, para enriquecer e dar mais sentido às aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre a África do Sul trabalhando também os temas transversais: Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo.

Por que?

4. Objetivo (s)

- Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas.

- Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país.

- Conhecer a história das copas.

- Identificar cada país e os dias que jogam.

- Respeitar e compreender o trabalho coletivo

O que vamos fazer?

5. Conteúdos

· Construção de gráficos para avaliar a evolução dos times

- Historia da copa do mundo – Iniciando com o time preferido de cada aluno – jogadores que conhecem? Qual time que torce?

· Identificação de formas geométricas no campo.

-Criar problemas.

· Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Penta (bem como tetra, tri, bicampeão)

-Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semi final e final.

-Quantidade de jogadores num jogo de futebol.

-Os reservas da seleção (função)

- Pesquisa sobre o processo que transformou esse esporte em "paixão nacional"

-Identificação das características tipicamente brasileiras que estão sintetizadas no comportamento dos jogadores da nossa seleção

Curiosidades sobre a vida das pessoas do país onde ocorre a Copa. (usos e costumes)

· Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários

· Retrospectiva das Copas.

Curiosidades sobre a vida das pessoas do país onde ocorre a Copa. (usos e costumes)

· Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários

· Mãos de obra temporária que surge em razão da copa

· Retrospectiva das Copas.

Pesquisa sobre os efeitos do doping e comparação com aditivos e suprimentos alimentares usados em academias.

· Estudo do funcionamento do corpo dos atletas durante as partidas. O que é adrenalina? Quando ela é liberada?

A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso.

· O fumo e o álcool: são incompatíveis com a prática de esportes; ··.

Quais Conceitos? (por ex: Língua portuguesa: diferentes tipo de gêneros textuais)

6. Disciplinas envolvidas

Português, Matemática, História e Geografia, Ciências e Educação Física.

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma

  • Leitura de textos informativos;
  • Confecção de bandeiras
  • Poema – trava língua
  • Músicas – Pra frente Brasil
  • Coreografia- dança da copa
  • Calculo de fuso horário
  • Construção de gráficos e tabelas de desempenho do Brasil
  • Painel informativo dos jogos do Brasil: dia hora e adversários.
  • Confecção de cartazes com frases de incentivo para o Brasil na copa.

Sensibilização: Mostrar fatos aos alunos, ler textos ou exibir vídeos sobre as Copas.

Temas Transversais

Informações gerais sobre a Copa do Mundo de 2010

Projeto e previsto para ser trabalhado durante dois meses.

Como o projeto será desenvolvido? (Descrição de como será desenvolvido)

8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)

-CDs/ som

- Dvd

- Vídeo

- Internet

-Papéis diversos

- Cartolinas/letreiro / Pinceis

-Cola- Tesouras – réguas- mapas

9. Registro do processo

Estamos no mês de junho, iniciamos os trabalhos com o Projeto COPA DO MUNDO .

Este projeto visa um trabalho interdisciplinar, eventos desse tipo são excelentes temas motivadores para desenvolver os conhecimentos e as competências curriculares, o futebol assumiu um enorme espaço na nossa cultura. Conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las. Repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, idade, religião, classe social, nacionalidade e sexo

10. Avaliação e Resultados esperados

Será avaliada no decorrer do projeto a participação, a colaboração e a organização e envolvimentos dos alunos durante todas as atividades propotas.

Observar e acompanhar os alunos se, durante o desenvolvimento da estratégia de ensino, conseguiram identificar o que sabem sobre a Copa do Mundo e, num primeiro momento, ampliar o conhecimento sobre o tema de forma reflexiva e crítica.

11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado

Através de Painel (Exposição dos trabalhos dos alunos) e no blog das professoras participantes do projeto.

Poster, Painel, Blog, Evento.....

12. Referências Bibliográficas

www.youtube.com

Google

www.portaldoprofessor.com.br

Sites, vídeos, livros...filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário