Ativ-1_2projetos_Célia
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
1. Identificação
Nome do cursista | Célia Batista Trento |
Nome da Escola: E.M Profª. Elzinha Lizardo Nunes Local : Alto Taquari/MT | |
Série: Ensino Fundamental Número de alunos: 500 | |
Professores envolvidos: Shirley, Rosangela, Sebastiana, Carla, Solange, Célia, Silvia, Márcia, Valter, Sandra, Sileuza ,Débora Solange, Célia Batista, Maria Joseane, Joyner , Maria Conceição e Luceneida |
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Projeto Copa do Mundo |
O que instiga / mobiliza a fazer o estudo?
3. Justificativa
O futebol é uma das práticas culturais (esportivas) mais difundidas em âmbito nacional que necessita ser alvo de estudos científicos, na medida em que revela uma rede intrincada de significações. O futebol quando competitivo (profissional) visa à extração de um campeão e, conseqüentemente, rotula vencedores e perdedores. Quando inserido no contexto escolar, possuem características específicas, sendo também permeado por tensões, competições, exclusões, inclusões, etc. O futebol é uma das maiores paixões do povo brasileiro. Neste período de copa do mundo devemos aproveitar esse acontecimento, para enriquecer e dar mais sentido às aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre a África do Sul trabalhando também os temas transversais: Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo. |
Por que?
4. Objetivo (s)
- Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas. - Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país. - Conhecer a história das copas. - Identificar cada país e os dias que jogam. - Respeitar e compreender o trabalho coletivo |
O que vamos fazer?
5. Conteúdos
· Construção de gráficos para avaliar a evolução dos times - Historia da copa do mundo – Iniciando com o time preferido de cada aluno – jogadores que conhecem? Qual time que torce? · Identificação de formas geométricas no campo. -Criar problemas. · Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Penta (bem como tetra, tri, bicampeão) -Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semi final e final. -Quantidade de jogadores num jogo de futebol. -Os reservas da seleção (função) - Pesquisa sobre o processo que transformou esse esporte em "paixão nacional" -Identificação das características tipicamente brasileiras que estão sintetizadas no comportamento dos jogadores da nossa seleção Curiosidades sobre a vida das pessoas do país onde ocorre a Copa. (usos e costumes) · Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários · Retrospectiva das Copas. Curiosidades sobre a vida das pessoas do país onde ocorre a Copa. (usos e costumes) · Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários · Mãos de obra temporária que surge em razão da copa · Retrospectiva das Copas. Pesquisa sobre os efeitos do doping e comparação com aditivos e suprimentos alimentares usados em academias. · Estudo do funcionamento do corpo dos atletas durante as partidas. O que é adrenalina? Quando ela é liberada? A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso. · O fumo e o álcool: são incompatíveis com a prática de esportes; ··. |
Quais Conceitos? (por ex: Língua portuguesa: diferentes tipo de gêneros textuais)
6. Disciplinas envolvidas
Português, Matemática, História e Geografia, Ciências e Educação Física. |
7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
Sensibilização: Mostrar fatos aos alunos, ler textos ou exibir vídeos sobre as Copas. Temas Transversais Informações gerais sobre a Copa do Mundo de 2010 Projeto e previsto para ser trabalhado durante dois meses. |
Como o projeto será desenvolvido? (Descrição de como será desenvolvido)
8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
-CDs/ som - Dvd - Vídeo - Internet -Papéis diversos - Cartolinas/letreiro / Pinceis -Cola- Tesouras – réguas- mapas |
9. Registro do processo
Estamos no mês de junho, iniciamos os trabalhos com o Projeto COPA DO MUNDO . Este projeto visa um trabalho interdisciplinar, eventos desse tipo são excelentes temas motivadores para desenvolver os conhecimentos e as competências curriculares, o futebol assumiu um enorme espaço na nossa cultura. Conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las. Repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, idade, religião, classe social, nacionalidade e sexo |
10. Avaliação e Resultados esperados
Será avaliada no decorrer do projeto a participação, a colaboração e a organização e envolvimentos dos alunos durante todas as atividades propotas. Observar e acompanhar os alunos se, durante o desenvolvimento da estratégia de ensino, conseguiram identificar o que sabem sobre a Copa do Mundo e, num primeiro momento, ampliar o conhecimento sobre o tema de forma reflexiva e crítica. |
11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Através de Painel (Exposição dos trabalhos dos alunos) e no blog das professoras participantes do projeto. |
Poster, Painel, Blog, Evento.....
12. Referências Bibliográficas
Google |
Sites, vídeos, livros...filmes
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
1. Identificação
Nome do cursista | Célia Batista Trento |
Nome da Escola: E.M Profª. Elzinha Lizardo Nunes Local : Alto Taquari/MT | |
Série: Ensino Fundamental Número de alunos: 500 | |
Professores envolvidos: Shirley, Rosangela, Sebastiana, Carla, Solange, Célia, Silvia, Márcia, Valter, Sandra, Sileuza ,Débora Solange, Célia Batista, Maria Joseane, Joyner , Maria Conceição e Luceneida |
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Projeto Copa do Mundo |
O que instiga / mobiliza a fazer o estudo?
3. Justificativa
O futebol é uma das práticas culturais (esportivas) mais difundidas em âmbito nacional que necessita ser alvo de estudos científicos, na medida em que revela uma rede intrincada de significações. O futebol quando competitivo (profissional) visa à extração de um campeão e, conseqüentemente, rotula vencedores e perdedores. Quando inserido no contexto escolar, possuem características específicas, sendo também permeado por tensões, competições, exclusões, inclusões, etc. O futebol é uma das maiores paixões do povo brasileiro. Neste período de copa do mundo devemos aproveitar esse acontecimento, para enriquecer e dar mais sentido às aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre a África do Sul trabalhando também os temas transversais: Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo. |
Por que?
4. Objetivo (s)
- Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas. - Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país. - Conhecer a história das copas. - Identificar cada país e os dias que jogam. - Respeitar e compreender o trabalho coletivo |
O que vamos fazer?
5. Conteúdos
· Construção de gráficos para avaliar a evolução dos times - Historia da copa do mundo – Iniciando com o time preferido de cada aluno – jogadores que conhecem? Qual time que torce? · Identificação de formas geométricas no campo. -Criar problemas. · Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Penta (bem como tetra, tri, bicampeão) -Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semi final e final. -Quantidade de jogadores num jogo de futebol. -Os reservas da seleção (função) - Pesquisa sobre o processo que transformou esse esporte em "paixão nacional" -Identificação das características tipicamente brasileiras que estão sintetizadas no comportamento dos jogadores da nossa seleção Curiosidades sobre a vida das pessoas do país onde ocorre a Copa. (usos e costumes) · Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários · Retrospectiva das Copas. Curiosidades sobre a vida das pessoas do país onde ocorre a Copa. (usos e costumes) · Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários · Mãos de obra temporária que surge em razão da copa · Retrospectiva das Copas. Pesquisa sobre os efeitos do doping e comparação com aditivos e suprimentos alimentares usados em academias. · Estudo do funcionamento do corpo dos atletas durante as partidas. O que é adrenalina? Quando ela é liberada? A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso. · O fumo e o álcool: são incompatíveis com a prática de esportes; ··. |
Quais Conceitos? (por ex: Língua portuguesa: diferentes tipo de gêneros textuais)
6. Disciplinas envolvidas
Português, Matemática, História e Geografia, Ciências e Educação Física. |
7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
Sensibilização: Mostrar fatos aos alunos, ler textos ou exibir vídeos sobre as Copas. Temas Transversais Informações gerais sobre a Copa do Mundo de 2010 Projeto e previsto para ser trabalhado durante dois meses. |
Como o projeto será desenvolvido? (Descrição de como será desenvolvido)
8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
-CDs/ som - Dvd - Vídeo - Internet -Papéis diversos - Cartolinas/letreiro / Pinceis -Cola- Tesouras – réguas- mapas |
9. Registro do processo
Estamos no mês de junho, iniciamos os trabalhos com o Projeto COPA DO MUNDO . Este projeto visa um trabalho interdisciplinar, eventos desse tipo são excelentes temas motivadores para desenvolver os conhecimentos e as competências curriculares, o futebol assumiu um enorme espaço na nossa cultura. Conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las. Repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, idade, religião, classe social, nacionalidade e sexo |
10. Avaliação e Resultados esperados
Será avaliada no decorrer do projeto a participação, a colaboração e a organização e envolvimentos dos alunos durante todas as atividades propotas. Observar e acompanhar os alunos se, durante o desenvolvimento da estratégia de ensino, conseguiram identificar o que sabem sobre a Copa do Mundo e, num primeiro momento, ampliar o conhecimento sobre o tema de forma reflexiva e crítica. |
11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Através de Painel (Exposição dos trabalhos dos alunos) e no blog das professoras participantes do projeto. |
Poster, Painel, Blog, Evento.....
12. Referências Bibliográficas
Google |
Sites, vídeos, livros...filmes
Nenhum comentário:
Postar um comentário