sábado, 10 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Deus é o que me cinge de força e aperfeiçoa o meu caminho
Plano de aula
Escola Municipal “Profª Elzinha Lizardo Nunes”
Professoras envolvidas: Célia Batista Trento
Carla Gifani
Ivaldete da Cunha Borges
Sebastiana Paes Antkiewicz
Alunos: 4º anos A e B – período matutino
TEMÁTICA: Abordagem de expressões que denotam racismo e sua consequência sobre a propagação do preconceito racial entre as crianças e na sociedade em geral.
OBJETIVOS:
-Sensibilizar as crianças, acerca das diferenças que compõem as diferentes etnias, utilizando como referência o filme: Xadrez das cores;
-Reconhecer atitudes e palavras utilizadas por nós que propagam preconceitos raciais, levando a discriminação;
-Repensar estas atitudes e palavras, favorecendo a conscientização de que através delas construímos a realidade e a identidade de um povo;
-Trabalhar a vivência de atitudes de união e solidariedade no grupo, com políticas afirmativas em relação aos negros.
METODOLOGIA:
Assistir o filme: Xadrez das cores, Debate entre os alunos, Interpretação do filme oral e escrito.
RELATÓRIO
Levamos os alunos à Sala de Vídeo para assistirem ao filme : O XADREZ DAS CORES. Em seguida, voltamos para sala e fizemos vários comentários sobre o filme.
Após comentarmos sobre o filme, ouvimos a opinião dos alunos sobre o mesmo, os quais relataram que observaram a discriminação explícita no texto, principalmente quando a patroa tratava mal a empregada, devido sua cor (negra).
Lemos também um texto de Conscientização sobre o dia da consciência negra e aplicamos atividades complementares sobre o tema.
Ouve grande interesse e participação dos alunos, os quais também observaram o uso de armas e violência entre crianças e adolescentes que são usadas pelo tráfico.
É importante ressaltar que os alunos observaram a tamanha dedicação com que a empregada negra tratava sua patroa, mesmo não sendo recíproco o tratamento dispensado a ela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário