sábado, 29 de outubro de 2011
C.E.I Centro de Educação Infantil Prof Maria Auta Medeiros de Oliveira
RECICLAR O LIXO É UMA ATITUDE DE CIDADÂNIA
Público Alvo : Alunos da Educação Infantil entre o a 2 anos de idade, monitoras, funcionários e comunidade escolar.
Séries: Berçários A , B e C ,Maternal A, B ; C e D Jardins I, II e Prés
Justificativa : É importante e básico para as crianças terem noção da realidade onde vivem e o que se passa na sua cidade, no Brasil e no mundo. As vivências e os estudos propostos no projeto visam proporcionar ao aluno um espaço favorável a sua atuação, enquanto sujeito ativo das ações sociais e, consequentemente, indivíduos transformadores do meio.
Breve Histórico : Partindo da premissa de que a escola que temos é, via de regra, a escola que queremos, e de que o princípio da construção do conhecimento deve ser fruto da interação, da vivência de práticas prazerosas, criativas e inerentes às necessidades humanas, o DEMI considera importante abordar a temática ambiental e a visão integrada do mundo, assim como a qualidade de vida. Sendo assim, propomos a estudar a reciclagem e a forma como o lixo afeta nossas vidas e nosso cotidiano, refletindo sobre as seguintes questões: Para onde vai e o que acontece com o lixo que colocamos à porta de nossas casas? Se a cidade tem coleta seletiva de lixo, por que devemos separá-lo?
Objetivo: O objetivo geral do projeto é o de proporcionar aos alunos um espaço onde a criança possa sentir-se sujeito da ação, voltando-se para as questões do meio em que vive, oportunizando práticas educativas para o desenvolvimento da cidadania ativa e consciente, observar que todos somos responsáveis pela limpeza da escola e da cidade , reconhecendo a importância da reciclagem e da coleta seletiva do lixo. Aprender a separar o lixo de forma seletivas a fim de que possa ser reciclado e transformado novas coisas. Tornando-os conscientes das conseqüências oriundas da não preservação do meio ambiente .
Conteúdos : brinquedos
Arte – produção de desenhos , confecção e brinquedos , roupas , acessórios feitos de material reciclado , canções e brincadeiras infantis
Metodologia e Procedimento:O projeto terá inicio no mês de setembro de 2011 , destacando-se a problemática do lixo Cd musicais , revistas e modelos de atividades que propiciem a confecção de brinquedos com produtos reciclados : garrafas plásticas , rolos de papel higiênico, potes de iogurte , palitos de picolé, tampinhas etc.
Avaliação : A avaliação do projeto , será observado através de mudanças nos hábitos de consumo a partir da adoção os três “ R” Reduzir, Reutilizar e Reciclar . Ao final do trabalho, espera-se que as crianças entendam de que toa matéria prima pode ser reaproveitada e de que a vida depende de um ambiente limpo. Assiduidade e participação nas atividades também serão considerados positivos
Tempo do Projeto : um mês
Produto Final : Exposição na escola de brinquedos confeccionados para conscientização de toda comunidade escolar.
Coordenação : Célia
RECICLAR O LIXO É UMA ATITUDE DE CIDADÂNIA
Público Alvo : Alunos da Educação Infantil entre o a 2 anos de idade, monitoras, funcionários e comunidade escolar.
Séries: Berçários A , B e C ,Maternal A, B ; C e D Jardins I, II e Prés
Justificativa : É importante e básico para as crianças terem noção da realidade onde vivem e o que se passa na sua cidade, no Brasil e no mundo. As vivências e os estudos propostos no projeto visam proporcionar ao aluno um espaço favorável a sua atuação, enquanto sujeito ativo das ações sociais e, consequentemente, indivíduos transformadores do meio.
Breve Histórico : Partindo da premissa de que a escola que temos é, via de regra, a escola que queremos, e de que o princípio da construção do conhecimento deve ser fruto da interação, da vivência de práticas prazerosas, criativas e inerentes às necessidades humanas, o DEMI considera importante abordar a temática ambiental e a visão integrada do mundo, assim como a qualidade de vida. Sendo assim, propomos a estudar a reciclagem e a forma como o lixo afeta nossas vidas e nosso cotidiano, refletindo sobre as seguintes questões: Para onde vai e o que acontece com o lixo que colocamos à porta de nossas casas? Se a cidade tem coleta seletiva de lixo, por que devemos separá-lo?
Objetivo: O objetivo geral do projeto é o de proporcionar aos alunos um espaço onde a criança possa sentir-se sujeito da ação, voltando-se para as questões do meio em que vive, oportunizando práticas educativas para o desenvolvimento da cidadania ativa e consciente, observar que todos somos responsáveis pela limpeza da escola e da cidade , reconhecendo a importância da reciclagem e da coleta seletiva do lixo. Aprender a separar o lixo de forma seletivas a fim de que possa ser reciclado e transformado novas coisas. Tornando-os conscientes das conseqüências oriundas da não preservação do meio ambiente .
Conteúdos : brinquedos
Arte – produção de desenhos , confecção e brinquedos , roupas , acessórios feitos de material reciclado , canções e brincadeiras infantis
Metodologia e Procedimento:O projeto terá inicio no mês de setembro de 2011 , destacando-se a problemática do lixo Cd musicais , revistas e modelos de atividades que propiciem a confecção de brinquedos com produtos reciclados : garrafas plásticas , rolos de papel higiênico, potes de iogurte , palitos de picolé, tampinhas etc.
Avaliação : A avaliação do projeto , será observado através de mudanças nos hábitos de consumo a partir da adoção os três “ R” Reduzir, Reutilizar e Reciclar . Ao final do trabalho, espera-se que as crianças entendam de que toa matéria prima pode ser reaproveitada e de que a vida depende de um ambiente limpo. Assiduidade e participação nas atividades também serão considerados positivos
Tempo do Projeto : um mês
Produto Final : Exposição na escola de brinquedos confeccionados para conscientização de toda comunidade escolar.
Coordenação : Célia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário