terça-feira, 28 de dezembro de 2010

PROJETO DE LEITURA e PRODUÇÃO

Objetivo Geral

Despertar, incentivar e promover a leitura no âmbito escolar, estendendo-se à comunidade, visando à formação do caráter do leitor no educando, a melhor qualidade do ensino-aprendizagem e o desenvolvimento social e cultural.

Objetivos Específicos

• Incrementar a leitura no âmbito escolar.
• Acrescentar ao cotidiano escolar a prática da leitura do livro como prioridade no processo de aprendizagem.
• Apresentar ao educando as diferenciadas linguagens, enriquecendo a rotina escolar, estimulando a leitura e a produção do texto escrito e oral.
• Exercitar a leitura como prática democrática, fundamental na formação do senso crítico e da cidadania.
• Integrar a comunidade escolar medi
• ante a multiplicidade de leituras afins.
• Enriquecer o conteúdo interdisciplinar, visando o aprendizado global.
• Inserir no cotidiano escolar abordagens que enfoquem: sexo, saúde, esporte e meio ambiente, ressaltando a valorização da melhor qualidade de vida para a boa formação cultural.
Apresentar hinos cívicos, ressaltando a sua importância na formação da cidadania.
Propiciar ao educando enfoques básicos de aspectos filosóficos, morais, éticos e teológicos, visando atender à formação geral do educando.

Metodologias


Leitura Musical

Síntese: Textos musicais de compositor brasileiro, escolhido em cada etapa do programa e expostos nos murais, inspirando pesquisas e produção de textos.

Objetivo: Valorizar o texto musical e a sua autoria, reconhecendo a música como forma de comunicação importante na formação do educando.

Leitura de Deus

Síntese: Textos para reflexão e eventos com abordagens de natureza teológica.

Objetivo: Desenvolver no educando a sensibilidade e a capacidade de refletir sobre Deus.

Leitura do Meio Ambiente

Síntese: Campanha intensiva na escola, visando a preservação do meio ambiente, e a melhoria de vida da população, através de cartazes, pesquisas, estórias, debates, etc.

Objetivo: Despertar a consciência da importância da saúde ambiental para a melhoria da qualidade de vida.

Jornal – Leitura na Escola

Síntese: O jornal é trabalhado em sala de aula, de maneira interdisciplinar, explorando todos os tipos de textos do contexto jornalístico, confecção de um jornal da sala.

Objetivo: Apresentar ao educando a informação jornalística como leitura imprescindível no cotidiano, e estimular o ato de ler, valorizando todos os enfoques do jornal, adequando-os às respectivas disciplinas.

Leitura Ética

Síntese : Abordagens enfocando a importância do respeito ao semelhante, enfatizando os valores éticos e morais, que norteiam a organização e o bem estar social, através de palestras, textos, dramatizações, etc.

Objetivo: Aprimorar o caráter do educando, visando sua inteireza moral e ética.

Leitura da Família

Síntese: O aluno organiza informações de suas vivências. A fim de reproduzir textos referentes à sua realidade familiar.

Objetivo: Valorizar a leitura do mundo familiar e as peculiaridades, visando ampliar sua compreensão do mundo do educando.

Leitura e Cidadania

Síntese: Abordagens cívica, através de eventos e textos, ressaltando os símbolos pátrios e o cântico do Hino Nacional como abertura diária das atividades da escola.
Objetivo: Estimular o aluno ao exercício de cidadania, valorizando o sentimento e o comportamento patriótico.



Primeiras Leituras

Síntese: Círculo de leitura – com a participação dos alunos iniciantes com alunos de 3º ano, enfatizando a leitura visual que traduz a escrita ( vice-versa) com atividades desenvolvidas em múltiplas linguagens: literatura infantil, artes , músicas, dramatizações, etc.

Objetivo: Estimular a capacidade de leitura, e sua aplicação na compreensão do mundo.

Leitura Étnica

Síntese: Pesquisas, textos, dramatizações e vídeos, ressaltando ao formação étnica do povo brasileiro.Confecção do livro Menina bonita do Laço de fita e da Bonequinha preta.

Objetivo: Valorizar as raças formadoras do povo brasileiro, respeitando suas origens culturais e diferenças.


Leitura de receitas

Síntese: receitas de doces e salgados.

Objetivo: Estimular a prática de cópia e noções de quantidades para o melhor desenvolvimento da criança.


Era uma vez... Contando histórias

Síntese: Contar uma história do livro correspondente à etapa do Programa.

Objetivo: Estimular o exercício da leitura através do relato oral e criativo, incentivando a fantasia do imaginário infantil.













Mural de Leitura

Síntese: Exposição de desenhos e recriação do texto do livro trabalhado na etapa do Ler, elaborada pelos alunos. Confecção do livro com personagens de contos de fadas.

Objetivo: Estimular o educando à produção de textos, inspirados na leitura do livro.






























Escola Municipal Profª. Elzinha Lizardo Nunes
Professoras: Célia B. Trento, Danila B. Lima e Juliana de S. Silva.








PROJETO:
“LEITURA E PRODUÇÃO”

















ALTO TAQUARI 2010/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário